3. (UFCG) Os epitélios são camadas de células coesas que cobrem ou revestem as superfícies corporais e, ainda, formam as unidades funcionais das glândulas de secreção exócrina e endócrina. Sobre as características desse tecido, analise as assertivas e marque as corretas:
I. Suas funções básicas incluem: proteção (pele); absorção (intestinos); transporte de substâncias sobre as superfícies (ação de cílios); secreção (glândulas); excreção (túbulos renais); trocas gasosas (alvéolos pulmonares) e deslizamento entre superfícies (ex. pleura).
II. Apresenta uma capacidade de renovação contínua. O ciclo celular, definido como o intervalo entre duas divisões mitóticas sucessivas que resultam na produção de duas células-filhas, é constante. Dessa forma, as células são classificadas como lábeis.
III. A coesão de um epitélio é mantida por moléculas de adesão celular e complexos juncionais, sendo estes representados pelas junções de oclusão, zônula de adesão ou desmossoma, junções comunicantes e hemidesmossomas.
IV. Apresenta especializações que se projetam na superfície e podem ser móveis (cílios) – presentes no epitélio de revestimento das vias aéreas – ou não móveis (microvilos e estereocílios) – presentes no revestimento intestinal e no epidídimo.
V. A nutrição do epitélio de revestimento está na dependência de pequenos vasos sanguíneos que chegam até à superfície e terminam entre as células epiteliais, fornecendo gases (como o O2) e nutrientes (como a glicose).
A alternativa correta é:
4. (UESPI) Relacione os tecidos animais descritos abaixo com alguma de suas respectivas funções no organismo.
1. Tecido sanguíneo 2. Tecido epitelial 3. Tecido adiposo 4. Tecido muscular 5. Tecido ósseo |
( ) Revestimento. ( ) Reserva energética. ( ) Sustentação. ( ) Transporte. ( ) Batimento cardíaco. |
A seqüência correta é:
5. (UFRGS) Em uma partida de futebol, um jogador fraturou o fêmur. Considere os seguintes eventos, relacionados à recuperação da zona de lesão desse jogador.
1. Preenchimento
por proliferação do periósteo.
2. Remoção de células mortas e de restos de matriz
óssea, por fagocitose.
3. Ossificação do tecido regenerado.
4. Formação de calo ósseo com tecido ósseo primário.
A ordem em que esses eventos ocorrem no processo de
regeneração do tecido ósseo é:
a) 1
- 3 -
4 - 2.
6. (UNICENTRO) A pele é um exemplo de estrutura moldada evolutivamente para resistir rotineiramente a estresse, sem apresentar alterações em sua morfologia ou fisiologia, mesmo estando sujeita a agressões externas constantes. [...] Lesões maiores que afetam a estrutura da pele são reparadas pela ação conjunta de diversos tipos celulares por meio de um mecanismo conhecido como cicatrização. Após uma ferida na pele, o local afetado é preenchido por um tampão de coagulação, formadas por uma rede de proteínas sanguíneas associadas a plaquetas. Essa estrutura emergencial evita a perda de líquido tecidual e a invasão de microrganismos. A seguir, macrófagos e leucócitos sanguíneos invadem a região e eliminam bactérias e células danificadas. Essas células de defesa imune também liberam moléculas que estimulam a reestruturação tecidual. (BORGES, 2006)
Um aspecto na estrutura da pele que a torna peculiar no reparo de danos é a:
a) Revitalização das células epidérmicas mais superficiais.
b) Rica vascularização da derme
c) Capacidade da lâmina basal para reconstituir as fibras conjuntivas e elásticas lesadas.
d) Recomposição da camada dos queratinócitos a partir da multiplicação de células sanguíneas.
e) Produção do tampão de coagulação pela conversão da fibrina em fibrinogênio.
7. (UFAC) “…As células desse tecido tem origem mesodérmica, mostra diversas estriações ao microscópio óptico, suas células tem aspecto de fibras e um aglomerado dessas fibras forma um feixe que é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo. As células organizam-se formando um sincício que permite a rápida resposta a estímulos.” A descrição refere-se a (ao):
a) Tecido epitelial, de fato sua origem é mesodérmica.
b) Tecido adiposo e a organização em sincício é sua característica marcante.
c) Tecido muscular esquelético já que as fibras organizam-se formando feixes
d) Tecido muscular liso, porque suas células são envolvidas por tecido conjuntivo.
e) Tecido conjuntivo, dado que ao microscópio óptico suas células mostram um padrão estriado.
8. (PUC-RIO) Atualmente existem inúmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células tronco, principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas células. Entre os tecidos animais que não se regeneram porque suas células adultas e maduras não são capazes de reproduzir, encontramos os tecidos: